A infraestrutura de TI da sua empresa está alinhada ao negócio?

A infraestrutura de TI da sua empresa está alinhada ao negócio?

O setor de Tecnologia da Informação cresceu 10,5% no Brasil em 2019, segundo estimativa do IDC Brasil, impulsionado por processos de transformação digital e movimento de substituição de tecnologias. Nesse cenário favorável para o mercado é preciso que as empresas se comprometam em alinhar a infraestrutura de TI aos seus objetivos de negócios.

Essa nova necessidade tem se apresentado como um grande desafio para os líderes de TI. Isso acontece porque as companhias têm uma visão limitada das atribuições da área, o que gera uma restrição em relação ao desenvolvimento de estratégias e metas de negócio. Em especial, para os gestores de TI, o mais importante é assegurar que os investimentos em infraestrutura de TI aumentem o desempenho e agreguem valor à empresa. Para alcançar isso, é ideal que haja um controle, uma mensuração e análise dos resultados com o intuito de garantir que eles estejam alinhados.

A dificuldade de comunicação entre o setor de TI e o restante da companhia resulta em uma área que não fornece o retorno sobre investimento (ROI) adequado. Transformar essa realidade não é uma tarefa fácil para os gerentes e CIOs, mas, a GPS IT separou alguns tópicos que podem ajudar a sua empresa nessa jornada, e caso queira conversar sobre a otimização da sua infraestrutura, estamos prontos para discutir uma solução que se adeque à realidade do seu negócio.

O que é alinhar a infraestrutura de TI ao negócio?

É adotar uma forma eficiente para alcançar os objetivos, geralmente, impactando em um melhor desempenho financeiro ou na competitividade de mercado. Basicamente, seria uma gestão de expectativas.

Para atingir essa necessidade é fundamental levar em consideração o plano estratégico do negócio e o plano estratégico da TI para ver em quais aspectos que eles podem se complementar, além de promover a inovação em novas soluções.

A Cisco, nossa parceira, está um passo à frente quando o assunto é infraestrutura de TI e está disponibilizando soluções inovadoras para o setor. Um exemplo disso é o Cisco Prime Infrastructure , que simplifica o gerenciamento de redes sem fio e com fio. Com isso, é viável automatizar as tarefas de gerenciamento enquanto aproveita a inteligência das redes.

Conheça 5 pontos para o alinhamento da infraestrutura de TI

1. Alinhamento orientado por estratégia É nessa etapa que é analisado se o portfólio de projetos de TI atende aos desejos da empresa, se os orçamentos e iniciativas de TI podem estar diretamente vinculados à estratégia corporativa.

2. Alinhamento operacional Adoção de um modelo operacional para a prestação de serviços e suporte que combina com a forma como a empresa funciona.

3. Alinhamento do calendário Significa entrar em sintonia com o ritmo e tempo da organização como um todo.

4. Alinhamento econômico Refere-se ao conjunto de alocação de orçamento, acompanhamento, atividades de relatórios e como eles se encaixam na apresentação dos custos dentro da organização.

5. Alinhamento cultural Significa ser sensível as grandes atitudes da empresa em relação a tecnologia, as personalidades e o ajuste do pessoal de TI como membros de um grupo maior.

Como a infraestrutura de TI vai ajudar na competitividade?

É preciso analisar os processos e implementar sistemas para gerenciá-los, aumentando a produtividade da empresa e tornando-a mais eficiente. Auxiliar a utilizá-los de um jeito proativo e aproveitando todos os recursos que oferecem é o principal para alcançar as metas. Além disso, é possível:

  • Otimizar os servidores e diminuir problemas técnicos;
  • Controlar a infraestrutura de rede;
  • Estabelecer planos de contingência e segurança caso haja algum acidente.

A infraestrutura de TI deve demonstrar sua capacidade de ser um agente efetivo de transformação e contribuir nas tomadas de decisões. Para conquistar esse caminho, a área de TI pode iniciar o desenvolvimento de soluções inovadoras que apresentam resultados a longo prazo. Está precisando de ajuda? Converse com a GPS IT para ter uma infraestrutura otimizada e entregando valor aos objetivos de negócio. Para entrar em contato conosco, clique aqui.

Sobre a GPS IT 

Fundada em 2007 com sua sede situada na cidade do Rio de Janeiro, a GPS IT se destaca no mercado de TI inovando nas relações entre CLIENTEREVENDA e FORNECEDOR. Com uma metodologia que busca parcerias com os maiores fornecedores de soluções de TI, uma atualização consultiva e uma visão ímpar das necessidades dos clientes, consegue elaborar os melhores cenários e entregar sempre a melhor solução de tecnologia, agregando valor ao negócio e trazendo sempre um alto retorno no investimento.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *