Não basta ter acesso a e-mails e ferramentas de colaboração sem levar em consideração a segurança da informação e a proteção de dados, sobretudo depois da sanção da LGPD
É preciso adotar um monitoramento comportamental contínuo e inteligente: quantidade anormal de dados sendo baixada, acessos remotos fora do horário padrão, movimentações suspeitas em setores sensíveis dos servidores etc. para aumentar a capacidade de detecção de ameaças e riscos.
Confira os riscos que as empresas correm quando não investem em soluções de cibersegurança adequadas que realmente ofereçam mais proteção aos seus dados.
A migração para o trabalho remoto (ou esquemas híbridos), desinformação e erros técnicos, além de motivações próprias, podem influenciar em um incidente que se origina de dentro. E isso muda a forma como as organizações precisam pensar a administração de riscos internos.
Roubo de dados:
Roubo de informações confidenciais ou privadas armazenadas em dispositivos eletrônicos ou servidores.
Espionagem:
Pode acontecer de diferentes formas, como por meio de empresas concorrentes que buscam informações confidenciais como fórmulas de produtos ou estratégias de negócios, por exemplo.
Quebra de senha:
Essa é uma das formas mais comuns de ataques cibernéticos. Nesse casso, os criminosos adivinham as suas senhas para entrar em sistemas e aplicativos, roubando informações e dados armazenados. Para evitar que isso aconteça, é recomendado criar senhas fortes, não usar as mesmas senhas em todos os logins e trocá-las com frequência.
Dispositivos desatualizados:
Dispositivos de rede desatualizados se tornam mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Alguns desses equipamentos possuem funções de atualizações automáticas, enquanto outros demandam atualizações manuais.
Pishing:
É um tipo de fraude em que o cibercriminoso finge ser uma pessoa ou organização legítima por e-mail ou outros meios de comunicação. Dessa forma, eles induzem os profissionais da empresa a clicarem em links maliciosos ou anexos que dão acesso aos invasores.
Serviços em nuvem:
O uso de serviços em nuvem é sinônimo de praticidade, flexibilidade e, infelizmente, riscos. Caso um dispositivo com acesso à nuvem seja infectado por algum software malicioso, poderá acessar o sistema conectado a ele.
Está precisando de um reforço na Segurança da Informação da sua empresa?
A GPS IT conta com serviços profissionais que vão desde a escolha de um ambiente seguro até a criação de políticas de segurança para mitigar o risco de ataques realizados com engenharia social.