Licenciamento - Licenciamento de Softwares

Licenciamento de Softwares

O software legal promove o crescimento e produtividade empresarial ao proteger as empresas de falhas de segurança, perda de informação, exposição a vírus e outro malware. Sabemos que a gestão de ativos de software é um processo complexo, conduzindo, frequentemente, a situações de inconformidade no que respeita ao software em utilização, situações que podem expor as organizações e os seus representantes às consequências legais associadas à utilização de software ilegal ou incorretamente licenciado.

Uma licença de um produto de software oferece ao usuário o direito legal de executar ou acessar um programa de software.

O acordo de licenciamento rege o uso do programa licenciado de software. Um acordo de licenciamento permite que o software seja executado em um número limitado de computadores, autorizando a execução de cópias apenas para fins de backup.

Prejuízos da Pirataria

A pirataria de software prejudica a todos, desde desenvolvedores de software, proprietários de lojas do varejo até os próprios usuários do produto. A replicação e a distribuição ilegal de software têm um impacto significativo sobre a economia, resultando em prejuízos de bilhões ao país, reduzindo empregos e originando evasão de divisas e impostos - recursos que poderiam ser revertidos para a própria população. As empresas que são vítimas da queda de faturamento em decorrência da pirataria são obrigadas a cortar despesas inicialmente destinadas ao desenvolvimento de novas tecnologias e forçadas a reverter seus recursos financeiros em proteção de seu software e de seus usuários legítimos. No final das contas, com a pirataria ninguém sai ganhando.

Os Riscos Decorrentes do Uso de software Pirata

Qualidade - O software pirata geralmente está desprovido dos principais recursos e documentação, não proporcionando aos usuários qualquer garantia ou opções de atualização.

Vírus - CDs não devidamente testados poderão estar infectados com vírus que irão danificar seu disco rígido ou contaminar a rede, além de não contarem com os inerentes benefícios de suporte técnico do software original.

Riscos para as empresas - a cópia ou o uso de software copiado ilegalmente no local de trabalho coloca toda a empresa sob risco de infringir a legislação de direitos autorais. O software pirata põe a perder muitos recursos da empresa, quer por sua baixa funcionalidade ou pelo risco de vírus, aumentando significativamente os custos de TI.

Solicite uma visita de nossos especialistas.